REGULAMENTO TÉCNICO DA NATAÇÃO ABSOLUTO E MÁSTER MASCULINO E FEMININO
Art. 1º Os torneios de natação absoluto e máster (masculino e feminino) serão realizados de acordo com as regras estabelecidas pela Federação Internacional de Natação (Fina), adotadas pela Confederação brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), e pelo que dispuser este Regulamento.
§ 1° Serão disputadas as seguintes provas nas categorias absoluto e máster:
50 metros livre Masculino e Feminino, 50 metros peito Masculino e Feminino, 50 metros borboleta Masculino e Feminino, 50 metros costas Masculino e Feminino, Revezamento 4 x 50 metros livre Masculino e Feminino, 4x50 metros medley Masculino e Feminino.
§ 2° Tanto no masculino como no feminino serão disputadas provas classificatórias, classificando-se para a final os atletas com os 6 melhores tempos.
§ 3° Na natação máster só será permitida a participação dos atletas nascidos até 31/12/1978.
Art. 2º Após a efetivação das provas, caberá ao árbitro geral apresentar, à Comissão Técnica, a súmula da competição constando o tempo obtido por todos os participantes, assim como suas respectivas classificações e o resultado geral da competição.
Art.3º A premiação na fase final será efetuada da seguinte forma:
- Troféu por equipe (masculino e feminino separadamente);
- Medalhas individuais para os 3 primeiros colocados de cada prova.
§ 1º Será declarada vencedora a equipe que obtiver maior número de pontos, de acordo com a pontuação conferida conforme Art. 15º § 1° do Regulamento Geral, item modalidades individuais.
Art. 4º Em caso de empate na contagem de pontos para a definição da equipe vencedora, serão considerados os critérios abaixo:
a) Maior número de classificações em 1º lugar
b) Maior número de classificações em 2º lugar
c) Maior número de classificações em 3º lugar
d) Maior número de classificações em 4º lugar
e) Maior número de classificações em 5º lugar
f) Sorteio
Art. 5º Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação Geral.
Art. 6º A forma de disputa será regulamentada em provas classificatórias e finais, e a programação das provas será decidida na data e local da competição de acordo com a quantidade de equipes participantes.
Art. 7º Após a efetivação das provas caberá ao árbitro geral apresentar à Comissão Técnica, a súmula da competição constando o tempo obtido por todos os participantes, assim como suas respectivas classificações e o resultado geral da competição, que também poderão ser acompanhados através do placar eletrônico.
Art. 8º Não poderá haver substituição de atleta entre a fase eliminatória e a fase final sob hipótese nenhuma.
Art. 9º Após as inscrições dos atletas nas respectivas provas, não será aceita a substituição de atletas na modalidade NATAÇÃO.